Eu Luciana da Cunha venho através desta página apresentar para você dicas, como alcançar o sucesso profissional.

Vou lhe passar 5 dicas que eu acredito que todo Empreendedor tem  que saber:

              Existem duas habilidades universais, segundo os palestrantes: capacidade de empatia e humildade. A primeira é essencial para conseguir se colocar no lugar do cliente, do funcionário e do investidor – e deixar de ser o “dono da razão”. A segunda, é uma forma de garantir que, após o sucesso, você não descuide do negócio e comece a perder a liderança. “O próprio empreendedor precisa achar que o negócio nunca será bom o suficiente”.

1 – Quais as habilidades de um bom empreendedor?

2- É preciso ter um sócio?

O ideal é que a empresa tenha ao menos dois sócios, e que eles sejam complementares. Isso significa que se um tem mais habilidades comerciais, o outro deve ser mais técnico. “Temos uma crença muito forte de que empreendedores solitários não criam empresas de alto impacto”.

               Existem 3 atividades fundamentais na vida do empreendedor: vender, entregar o produto, cuidar das finanças. Nenhum ser humano no mundo é capaz de fazer bem as 3 coisas!

3 – Reduza os custos ao máximo

Segundo os empresários, é ilusão acreditar que será viável manter o padrão de vida nos primeiros anos do negócio. O ideal é reduzir ao máximo os custos, cortar luxos e estabelecer prioridades. Enxugando ao máximo o orçamento mensal, é possível prolongar a durabilidade do investimento inicial, o que ajuda a empresa a ter mais estrutura para se estabelecer.

Além disso, nos primeiros meses é bastante comum que o quadro de profissionais seja composto apenas pelos sócios. Por isso, a pessoa terá que fazer de tudo: da estratégia de negócios ao trabalho braçal. “O mais importante nesse momento é ter força de vontade, será preciso abrir mão de muita coisa para empreender”.

4) Feito é melhor do que perfeito

Não perca tempo com planejamentos longos. Devore os livros das metodologias de modelagem rápida como Lean Startup, Customer Development, Canvas, Lean Canvas, Value Proposition Design, Design Thinking. Construa protótipos e produtos mínimos viáveis (MVP) que possam te ajudar a validar as hipóteses.

Saia do prédio, vá para a rua, coloque a mão na massa e repita o processo até que o negócio comece a ganhar tração. Se tiver que pivotar, pivote. Se tiver que falhar, falhe rápido e toque o barco. Se você não cometer erros, é porque está indo devagar demais.

5) Acredite, acredite, acredite, persista, não desista e acima de tudo acredite!

Você está empreendendo no Brasil. Não vou te enganar. Durante seu caminho, você irá encontrar desafios como: pesada carga tributária, burocracia, pouco acesso a crédito, antiquada legislação trabalhista, concorrência desleal, gargalos de infraestrutura, falta de profissionais qualificados, pouca educação empreendedora.

Apesar disto, não há motivo para pessimismo, temos que acreditar no Brasil e sonhar em construir um pais de empreendedores, que são agentes efetivos de mudança em nossa sociedade!

Lembre-se que “mais importantes do que suas qualidades ou habilidades, o que determina realmente QUEM VOCÊ É são as suas ESCOLHAS!”.

Tenha Atitude mude de Vida!!